Cinemóvel começam as sessões gratuitas de cinema


Categoria Cultura
Publicado em 01/07/2014




A produção local para o desenvolvimento do projeto ficou por conta da Fundação Cultural de Lages

Já está em Lages o cinemóvel do projeto Gira Brasil, apresentado pelo Ministério da Cultura e SCGás, e que conta com o apoio da administração municipal por meio da Fundação Cultural de Lages (FCL). A produção local para o desenvolvimento do projeto ficou por conta da FCL. O Circuito de Cinema nas Comunidades, que chega à sua quinta edição, começou nesta segunda-feira (30) e segue até a quarta (2) na cidade. Cerca de 450 alunos do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres assistirão aos quatro filmes gratuitamente.

O Cinemóvel – um caminhão-cinema especialmente preparado para receber o público, ficará no pátio do Caic, no bairro Santa Catarina. Haverá 14 sessões, sendo duas pela manhã, duas à tarde e outra no período noturno. A professora Fabíola Lima levou uma turma do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Nossa Senhora dos Prazeres para assistir ao filme. “É importante trabalhar as questões culturais. Muitos deles não podem ir ou nunca foram ao cinema. Meus alunos ficaram muito curiosos”, conta. Depois da exibição a professora realizará atividades em sala sobre o filme.

Os coordenadores do projeto destacam que o Cinemóvel é equipado com 30 poltronas e um telão de 120 polegadas e oferece todo o clima de cinema, inclusive lanterninha. O público poderá assistir produções nacionais, que já encantaram pessoas de centros maiores, em um ambiente climatizado, iluminação própria de cinema, rampa de acesso e acomodações para cadeirantes.

Sinopse dos filmes

Classificação indicativa: livre (público infantojuvenil)

Turma da Mônica – A hora do banho (Cine Gibi 6)

Duração: aproximadamente 70 minutos

Quando o “cheirinho” do Cascão passa dos limites e a turminha decide dar-lhe um bom banho, ele resolve se esconder no cinema. No escurinho, Cascão usa um truque com sombras para enganar o Franjinha e fingir que é o Cebolinha. Também consegue enganar a Mônica e a Magali enquanto assistem a vários filminhos. Com seu disfarce, o sujinho está quase convencendo as meninas a desistir desse banho forçado – até que o verdadeiro Cebolinha aparece! E agora? Entre historinhas que envolvem desde seu porquinho de estimação até uma fonte dos desejos, Cascão precisa de toda a sua esperteza para continuar escondido e escapar do banho.

Cocoricó Conta Clássicos

Duração: aproximadamente 1h20

Júlio, Lilica, Caco, Zazá, Mimosa, Alípio e outros formam a turma do Cocoricó, grupo de personagens do programa infantil da TV Cultura. Juntos, eles interpretam contos famosos da literatura internacional, como Rapunzel, A Bela e a Fera, O Corcunda de Notre Dame e A Cigarra e a Formiga, adaptando-os à realidade brasileira.

Rio, o filme

Duração: aproximadamente 1h40

Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro, mas, capturada na floresta, foi parar nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles precisam unir forças para escapar do cativeiro.

Eu e Meu Guarda-Chuva

Duração: aproximadamente 83 minutos

Em sua última noite de férias, Eugênio, um menino de 11 anos, e seu melhor amigo, Cebola, envolvem-se em aventuras inimagináveis para resgatar Frida, sua paixão e colega de escola, que foi sequestrada pelo fantasma do temível Barão Von Staffen. Nesta odisseia, Eugênio contará com a ajuda de um guarda-chuva herdado de seu saudoso avô, que lhe dará a coragem necessária para seguir em frente. O duelo final entre o Barão e Eugênio decidirá o destino de Frida e de todos eles.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa