Programa de capacitação museológica abre inscrições


Categoria Cultura
Publicado em 24/07/2014




Os dois módulos serão oferecidos entre os dias 4 a 7 de novembro na Fundação Cultural de Lages (FCL). Os interessados poderão optar pela participação em um ou nos dois módulos. Serão ofertadas 35 vagas gratuitas para cada oficina, priorizando a ordem de chegada da inscrição. Comunicação Museológica e Ação Educativa e Acessibilidade em Museus são as temáticas das oficinas. A realização é da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Sistema Estadual de Museus. O programa conta com o apoio da administração municipal.



Detalhes gerais



Oficina: Comunicação Museológica – conceitos de museu, museografia; expografia e comunicação. Diferentes formas de comunicação/divulgação do museu (interna e externa). Tipologias de exposição. Adaptação de espaços em prédios tombados e projetos de novos museus. Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos e outros. Exposição e conservação. Discurso expográfico. As exposições e seus diferentes públicos. Processos de documentação e divulgação da exposição. Pesquisa e avaliação da exposição.

Ministrante: Viviane Wermelinger. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atualmente é museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) e mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: exposição e curadoria compartilhada.

Oficina: Ação Educativa e Acessibilidade em Museus – conceitos e relação entre museu e educação. Educação e cidadania: o compromisso social do museu. Museus, educação e patrimônio: desafios contemporâneos. Planejamento e implantação de programas educativo-culturais em museus. Exemplos e práticas de projetos educativos que envolvam museu, escola, professores e comunidade. Conceito de acessibilidade universal. Diferentes formas e práticas de acessibilidade em museus.

Ministrante: Elaine Cristina Machado. Possui graduação em História pela Universidade da Região de Joinville (Univille), mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente é doutoranda em História na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e educadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, unidade da Fundação Cultural de Joinville.



Serviço

Mais informações e inscrições

E-mail: semsc@fcc.sc.gov.br

Fone: (48) 3664-2604 e 3664-2605

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa