Matemática Solidária


Categoria Educação
Publicado em 03/10/2014




Aproximadamente 200 alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Osni de Medeiros Régis, no bairro Tributo, desenvolveram o trabalho “Devolutiva Solidária”, ligado às atividades do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação. Na tarde desta sexta-feira (3), os estudantes apresentaram sua devolutiva e ajudaram a carregar os 208 quilos de alimentos arrecadados por eles próprios para exercício da matemática funcional e da solidariedade simultaneamente. Os alimentos foram doados ao Programa Lages 100 Fome.

A diretora-geral Lidia Mara Pereira Furtado explica que as turmas trabalharam durante o período de um mês acerca do sistema monetário brasileiro e o sistema de grandezas e medidas. “Dentro desse trabalho, os professores decidiram aguçar o senso de solidariedade juntos aos estudantes”, conta. Na programação houve pesquisa de preços nos mercados dos bairros onde residem. Também foi promovida uma tarde de chá para as mamães, com preparo pelos seus filhos, com medidas dos ingredientes como trigo, açúcar e leite.

A Emeb Osni de Medeiros Régis beneficia 500 alunos do pré ao 9º ano do ensino fundamental no período diurno. Além do Tributo, os alunos são moradores do Pisani, Vila Esperança, Cristal, Guarujá e moradores de chácaras a cerca de 20 quilômetros da unidade, além de crianças e adolescentes residentes na unidade Abrigo Menino Jesus, no Guarujá. No período noturno se oferece ensino médio em parceria com o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Elen Cristina Pereira, 9 anos, está no 3º ano e gostou do aprendizado e maior proximidade com os cálculos matemáticos, uma disciplina temida. Isadora Garcia da Silva, 9, comemorou. “Aprendi a fazer troco e divisão. E ajudar quem precisa fez eu me sentir bem”, descreve. Iago Turcati Furtado, 9 anos, já sabe a importância de conhecer a moeda nacional e ficar atento para não haver cálculos errados. “Matemática não é muito difícil. Com essa atividade as professoras ensinaram a gente gravar melhor os assuntos”, garante.

A educadora Viviane Piccoli abordou os métodos utilizados para tornar a matemática mais prazerosa. “Nós recebemos formação e orientações anteriormente na Secretaria da Educação e trabalhamos com sequência didática, envolvendo linguagem e matemática para trabalhar de forma mais significativa com os alunos desta faixa etária, com o propósito de que a criança aprenda brincando. O efeito foi fantástico e já estão se preparando para a vida adulta, quando o dinheiro fará parte de seu cotidiano com grande ênfase”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Lages



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