Lixo eletrônico descartado de maneira correta


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 23/03/2015




A iniciativa da Secretaria de Meio ambiente e Serviços Públicos para o recolhimento e destinação correta do lixo eletrônico mobilizou a comunidade dos dois bairros mais populosos do município. No sábado (21), moradores do Santa Helena e do Guarujá puderam descartar os materiais eletrônicos que não possuem serventia, de forma correta. A campanha de recolhimento de materiais eletrônicos é uma novidade no município, uma vez que, nas últimas edições do Margem Limpa, foram encontrados vários eletrônicos jogados nas margens do rio Carahá.

A coleta aconteceu no período da tarde e os moradores entenderam a proposta da secretaria. “Recolhemos uma média de 200 volumes de lixo eletrônico, entre eles aparelhos de TV, rádio, secadores de cabelo, celulares, computadores pilhas e lâmpadas”, explica o secretário Mushue Hampel. Os caminhões passaram por todas as ruas dos bairros durante a tarde de sábado e todo o lixo recolhido será encaminhado à empresa Eco Centro Sul, licenciada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para dar destinação correta aos resíduos.

Houve a sensibilização das pessoas, que aprovaram a iniciativa e fizeram sua parte. “Esses equipamentos são altamente nocivos ao meio ambiente quando não têm destinação correta. Nosso trabalho, além de realizar o recolhimento, é informar as pessoas sobre os riscos que eles trazem. Assim o descarte no meio ambiente se torna menor”, enfatiza o secretário.



Ponto de coleta permanente

Quem passava pela rua Recife, no Santa Helena, se surpreendia com a quantidade de eletrônicos em frente à residência do empresário Alcenir José Balbinoti. Ele trabalha no conserto dos equipamentos e muitas vezes as pessoas levam o material, mas não retornam para buscá-lo, o que gera acúmulo em seu ambiente de trabalho. “Fiquei sabendo da campanha e aproveitei para me livrar de mais de 30 equipamentos entre aparelhos de som e TV, que estavam ocupando espaço”, afirma.

O projeto terá continuidade ao longo do ano, em parceria com o Recicla CDL, contemplando outros bairros. Um ponto de coleta de materiais eletrônicos funciona de forma permanente no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, na avenida Dom Pedro II.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa