Seminário regional do meio ambiente discute resíduos sólidos


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 28/06/2015




Encerrando as atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e apoiado por diversas instituições, será realizado o Seminário Regional, nesta segunda-feira (29), às 9h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O evento reunirá representantes das 18 cidades da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

O principal assunto a ser debatido é sobre os resíduos sólidos e a política nacional voltada para esse tema. Também estarão presentes representantes nacionais da União dos Catadores. “Os catadores são pessoas que têm um papel importante na sociedade e precisam estar inseridos nas políticas públicas, com inclusão social”, observa a bióloga Michelle Pelozato.



Plano de Lages está pronto

O Plano Municipal de Coleta Seletiva de Lages está concluído. No ano passado a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos contratou, através de licitação, a empresa Ampla Consultoria e Planejamento, de Florianópolis, para orientar a gestão e elaborar o documento. Também foi realizado estudo gravimétrico dos resíduos sólidos urbanos depositados no aterro sanitário. O objetivo é analisar a origem, a composição e a geração desses resíduos, fornecendo subsídios para avaliação da eficiência do sistema de coleta. Foi realizado ainda levantamento de todas as empresas que fazem a reciclagem no município, inclusive com compra e venda dos materiais, o itinerário da coleta seletiva, catadores autônomos, associações e cooperativas de reciclagem.



Trabalho integrado

A próxima fase será elaborar o Plano de Gestão Integrada, inserindo Lages ao projeto desenvolvido através da Amures, com todos os municípios da região. “Entendemos que Lages não pode ficar fora desse plano que visa integrar as ações, porque como polo, muitas atividades realizadas aqui refletem diretamente nas outras cidades, assim como muitas ações na região precisam do nosso apoio, já que Lages é o maior município da Serra. Estamos articulando esse projeto para fazer um trabalho integrado”, destaca Michelle.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa