Defesa Civil monitora pontos críticos devido às chuvas


Categoria Geral
Publicado em 14/07/2015




A Defesa Civil Municipal informa que, nas últimas 24 horas (até às 15h30min desta terça-feira, dia 14), o acumulado de chuva foi de 62 milímetros em Lages. Nas últimas seis horas (das 9h30min às 15h30min) foram 19 milímetros, mas as condições se encontram estáveis. Conforme a Defesa Civil, a cada hora, à tarde, choveu o equivalente a três milímetros, e pela manhã, cinco milímetros a cada 60 minutos. O nível dos principais rios – Carahá, Passo Fundo e Ponte Grande – começaram lentamente o processo de baixa.

Riachos e córregos também tiveram seus níveis elevados desde a noite de segunda até a manhã desta terça-feira. O aumento dos volumes dos leitos e o processo de escoamento estão sendo acompanhados. “Qualquer anormalidade deve ser comunicada à Defesa Civil. Pedimos atenção e cautela redobradas aos moradores das áreas sob ameaça, pois a previsão de chuva continua”, avisa o secretário-executivo Adilson Panek.



Trechos alagados

Pontos de alagamento foram verificados no bairro São Sebastião, acima da Ouro Preto Caminhões; alguns locais às margens do rio Ponte Grande; ruas do Centro, como a Lidio Reis, próxima à oficina de chapeação Premier Systems; ruas do bairro Passo Fundo, como a Sebastião de Camargo, e do Sagrado Coração de Jesus, a exemplo da Casemiro Marques de Abreu e João Ribeiro Branco, e pequenos trechos da avenida Belizário Ramos (Carahá), como perto do Fórum Nereu Ramos, além de ocorrências no bairro Santa Maria.

O nível do rio Carahá se elevou nos trechos dos bairros Habitação, Caça e Tiro e Bom Jesus, e também o do rio Ponte Grande, nos trechos dos bairros Várzea e Ferrovia. No bairro São Miguel foram registrados pontos de alagamento como na rua Catulo da Paixão Cearense. No mesmo bairro o muro de uma residência desmoronou devido à força das águas sobre o solo. O serviço de engenharia civil da Secretaria de Planejamento fará a averiguação para constatar se a residência chegou a ser afetada. Ninguém ficou ferido.



Pequenos deslizamentos

Na avenida Duque de Caxias houve deslizamento de barranco, sendo que a área foi isolada com cavaletes. A Defesa Civil Municipal solicitou providências à Secretaria de Infraestrutura para evitar novos problemas neste espaço. No bairro Santa Helena, rua Saturnino Antônio do Pilar, as margens de um riacho se movimentaram e obstruíram parte do canal de vazão das águas.

No Santa Helena foi registrado deslizamento de barranco. Na rua João Lemos Machado, bairro Morro Grande, duas paredes de uma residência de alvenaria tiveram aumentados os tamanhos de duas rachaduras. No mesmo endereço foi registrado deslizamento de terra que atingiu a garagem de uma moradia, mas sem pessoas feridas.

Na rua Virgílio Ramos, bairro Guadalupe, foi constatada movimentação de massa de pequena proporção. Segundo a Defesa Civil Municipal não foi necessário ativar nenhum abrigo público, pois nos casos em que houve invasão de água nas moradias as famílias se dirigiram para casas de familiares ou amigos. Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também monitoram áreas de risco.

Previsão de chuva para quarta-feira

No mapa interativo da rede observacional para monitoramento de risco de desastres naturais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é possível qualquer cidadão visualizar o índice pluviométrico em tempo real. A Defesa Civil Municipal orienta os moradores a ligarem para o número 3222-9661 em horário comercial, ou para o 8406-4037, com funcionamento 24 horas por dia. A previsão do tempo indica, para Lages, nesta quarta-feira (15), 46 milímetros de chuva; 20 milímetros na quinta; sete milímetros na sexta-feira. Não há previsão de chuva para sábado e domingo.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 28°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa