Saúde desencadeia mobilização de combate às hepatites virais


Categoria Saúde
Publicado em 23/07/2015




Este sábado (25) será marcado como o "Dia D" da Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais e todas as salas de vacina de Lages estarão abertas, das 8h às 17h, para a aplicação das doses. A mobilização continuará entre 27 e 31 de julho, sendo que o dia 28 (terça-feira) é considerado o Mundial de Luta contra Hepatites Virais. O médico hepatologista, Osmar Guzatti Filho, alerta sobre os riscos das hepatites A, B e C. "A melhor forma para evitar as doenças é a prevenção, seja na adoção de hábitos que mantenham os vírus afastados ou pela vacinação, que evita o contágio e a evolução para doenças crônicas mais graves, como a cirrose e o câncer do fígado", detalha.

Hepatite A

A hepatite A apresenta maior prevalência no Brasil.Conformeexplica o médico, está diretamente relacionada às condições socioeconômicas, principalmente sanitárias. "Esta é transmitida por infecção fecal-oral, ou seja, pela ingestão de alimentos e água contaminados pelo vírus", diz o hepatologista. Esse tipo acomete mais as crianças, por serem mais vulneráveis. A melhor maneira de prevenir é manter a higiene pessoal em dia, lavar bem os alimentos e ingerir água potável, de preferência tratada.

Hepatite B

EmSanta Catarina existem áreas mais endêmicas, como oOeste, enquanto na Serra há o registro de 1,5% da população acometida pela hepatite B. "A contaminação acontece através de relações sexuais de risco sem uso de preservativo, uso de drogas injetáveis,por aplicação de tatuagens, piercings e drogas inaláveis, pois geralmente os usuários compartilham equipamentos de uso", diz Guzatti.

Praticar sexo seguro e não compartilhar seringas para o uso de drogas injetáveissão métodos de prevenção. "Outra maneira é a vacina, que faz parte do calendário vacinal do país", destaca. "A criança, no momento em que nasce, já recebe a primeira dose, depoisa segunda com 30 dias de vida e a terceira e última com 180 dias", completa.Além do público infantil, quem pode receber a vacina são os profissionais de saúde, pacientes portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes ou HIV. As gestantes têm direito às doses, porém, na semana de mobilização, qualquer pessoa poderá receber a vacina.

Hepatite C

De cada cem pessoas acometidas pela hepatite C, 75 apresentam mudança para doença crônica. "Os sintomas são semelhantes à hepatite B, mas o que ressaltamos nos casos de hepatite C é que há a probabilidade de acometer pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1992, porque na época não se fazia exames ambulatoriais", informa o médico.

Sintomas

Os principais sintomas durante o período de incubação do vírus são dores pelo corpo, febre, náuseas e vômitos, mas o que mais chama a atenção é quando o olho do infectado fica amarelo, bem como a urina e a unha escura. "O grande problema é que muitas pessoas apresentam poucos sintomas. Esta é uma preocupação porque a hepatite pode evoluir e surgirem outras doenças em estágio avançado", relata.

O tratamento, principalmente da cirrose, é avançado e traz resultados positivos aos pacientes. O Brasil é um dos poucos países que oferece com grande velocidade o transplante de fígado nos casos mais graves. Em Santa Catarina o processo é acelerado: o paciente é contemplado não mais pela sua entrada na fila, mas pela gravidade do problema. "Outra vantagem é que o Ministério da Saúde sempre acompanhou os avanços da medicina e os novos medicamentos serão disponibilizados a partir do dia 28, para toda a rede pública", diz.

Mais sobre prevenção

As principais recomendações para evitar o contágio pelas hepatites virais são usar preservativos durante as relações sexuais, evitar múltiplos parceiros, não compartilhar materiais de manicure nos salões de beleza, manter boa higiene das mãos antes daalimentação e acompanhar a gestação para não haver o contágio vertical – de mãe para filho.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa