Prefeitura apresenta dados sobre o crescimento populacional


Categoria Geral
Publicado em 02/09/2015




Com base nos dados da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), através da empresa Geomais Geotecnologia, responsável pelo georreferenciamento em Lages, o prefeito Toni Duarte reuniu parte do colegiado, na manhã desta quarta-feira (2), para analisar os números estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao crescimento populacional do município.

De acordo com o último censo do IBGE realizado em 2010, Lages teria 156.727 habitantes. Na época, a divulgação destes números gerou muita discussão, pelo fato de haver uma redução de quase cinco mil habitantes, em relação aos dados levantados pelo instituto em 2007. “Naquele ano eu atuava na Câmara de Vereadores e lembro-me que não havia dados que justificassem essa brusca redução no número de habitantes. Muitos vereadores, bem como o poder executivo, defendiam a recontagem da população, fato que não ocorreu”, defende o prefeito.

Com a nova estimativa, realizada pelo IBGE em julho deste ano, o número em Lages teria aumentado em 2005 habitantes, passando a ter 158.732 moradores. “Após cinco anos, com a cidade em pleno desenvolvimento, os números divulgados geram algumas dúvidas, tendo em vista os dados da Seplan”, explica Toni.

De acordo com o secretário do Planejamento, Jorge Raineski, hoje o município possui 54.925 unidades habitacionais cadastradas e, segundo a referência do IBGE de 2010 de 3,18 moradores por residência, hoje Lages teria 174.527,75 habitantes e não 158.732, conforme divulgado pelo instituto. “Temos certa insegurança de como este número foi obtido, porque conhecemos nossa cultura e Lages apresenta um crescimento vegetativo bastante elevado. É comum percebermos que na maioria dos casos, há mais de quatro moradores por habitação”, conta.

Para o prefeito Toni, o crescimento da cidade nos últimos anos é visível. “Lages está crescendo em ritmo acelerado, seja na instalação de novas empresas ou nos investimentos habitacionais, como os novos condomínios e loteamentos que estão sendo construídos em várias regiões do município. Então os dados do instituto não apresentam uma proporcionalidade, de acordo com os dados da prefeitura”, garante.

A partir da análise dos dados, a equipe técnica da prefeitura entrará em contato com o instituto para obter esclarecimentos sobre a metodologia adotada na contagem do número de habitantes. “Nossa intenção é que haja uma reavaliação, para que os números reflitam a realidade no censo de 2020”, reitera o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa