Meio Ambiente intensifica trabalhos de revitalização das floreiras centrais


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 06/10/2015




Pensando em manter a cidade colorida na época mais florida do ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos está no Centro da cidade para a revitalização das floreiras e canteiros. Nesta quinta-feira (1) os trabalhos estão concentrados no calçadão da praça João Costa. A praça João Ribeiro (praça da Catedral) já passou pelo reembelezamento e com a conclusão dos serviços no calçadão, na próxima semana os trabalhos da equipe estarão voltados à rua Emiliano Ramos (via Gastronômica).

De acordo com o engenheiro agrônomo da secretaria, Giovanni Tomazelli, Lages está passando por transformações contínuas nas áreas ao ar livre. “Atendemos a determinação do secretário Mushue Hampel sobre dar uma repaginada nas principais praças da cidade e o trabalho feito nesta semana começará a dar resultados em um ou dois meses, exatamente quando Lages vive o Natal Felicidade”, conta Giovanni.

O processo de criação dos jardins e canteiros é mais complexo e árduo do que aparenta e toda uma estrutura é montada para atender as demandas. Segundo Giovanni, especificamente o calçadão da praça João Costa apresenta um ambiente bastante hostil, de pouca claridade e solo pobre, o que torna difícil o controle da terra quanto ao adubo e irrigação. “Não conseguimos manter exemplares de amor-perfeito, sálvias ou calêndula neste ambiente; por isso temos que usar forrageiras, com base em uma tecnologia que vem sendo estudada há dois anos”, explica.

Para a composição dos jardins foram colocados exemplares de agapantos, planta herbácea perene de rizomas subterrâneos que chega a um metro de altura e produz flores pequenas, tubulares nas cores branca ou azul, reunidas em inflorescência tipo umbela. Nas bordas foram colocadas plantas denominadas lambari vermelho. “Essa técnica de forrageira é super-resistente para esse tipo de situação. As plantas formam um verdadeiro tapete, deixando todo o ambiente bonito e florido”, destaca.



Correção do solo

Quem passa pelas praças da cidade sente um forte cheiro ocasionado pela colocação do adubo utilizado para fertilizar as flores. O produto, segundo Giovanni, é de alta qualidade e apesar do cheiro forte não é tóxico e só traz benefícios às flores. “O cheiro desaparece em no máximo dois dias e a beleza dos jardins permanece. Esse é um trabalho árduo, por isso pedimos a compreensão e colaboração das pessoas para cuidar dos jardins e deixá-los bonito para que todos possam contemplá-los”, reitera.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa