Discussão controle de qualidade e competitividade no setor têxtil


Categoria Educação
Publicado em 17/11/2015




O setor de vestuário enfrenta um mercado cada vez mais competitivo. Para driblar a concorrência acirrada e garantir aumento do faturamento mantendo a qualidade, as empresas devem buscar melhorar o processo produtivo. Durante o Serra Inova Moda, evento organizado pelo Núcleo de Moda e Inovação da Associação Empresarial de Lages (Acil), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (Senai) abordou o tema melhoria no processo produtivo do vestuário e apresentou o curso técnico em vestuário, que deve iniciar no primeiro semestre de 2016 em Lages.



A consultora do Senai, Joana Lopes Dal Pont, contou para os cerca de 80 participantes do evento de moda como ela auxilia os empreendedores do setor de confecção a melhorar os recursos e métodos de trabalho por meio de sistemas de gestão estruturados. "O empresário precisa estar atento. Não adianta ter um preço igual ao do concorrente. Ele pode estar lucrando e eu não".



Joana diz que é preciso perceber a necessidade do que fazer para ter uma lucratividade maior ou igual a do concorrente. "O primeiro passo é observar onde estão os problemas internos e os desperdícios de produção. É preciso enxergar melhor meu negócio ter os funcionários como aliados porque eles conhecem a empresa e têm papel fundamental no processo".



Curso novo no Senai

A consultora de moda Débora Böel será a coordenadora do curso técnico em vestuário do Senai em Lages. A previsão é que a modalidade inicie no primeiro semestre de 2016. O objetivo é suprir a demanda reprimida do setor que, a exemplo do Alto Vale do Itajaí, tem se desenvolvido na região serrana. "O curso fará com que os alunos saiam para o mercado de trabalho mais autônomos, podendo, inclusive, comandar uma produção e administrar pessoas", destaca Débora, lembrando que as inscrições estão abertas.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa