Lages de três séculos passados é apresentada no Thiago de Castro


Categoria Cultura
Publicado em 24/11/2015




A exposição Vistas Parciais de Lages é uma das ações propostas pelo Museu Histórico Thiago de Castro (MTC) através do projeto Ponto de Cultura “Cultura, Memória e Desenvolvimento” e está aberta à visitação até o dia 15 de dezembro. O acervo iconográfico do MTC tem cerca de quatro mil bens negativos (vidro e celulose), alguns exemplares de daguerreótipo e mais de três mil fotografias em suporte de papel. A coordenadora do Museu, Carla Souza, diz que o objetivo da mostra é difundir o acervo da instituição e fomentar a produção de conhecimento sobre a história de Lages.

As imagens foram selecionadas, identificadas e digitalizadas pela equipe do MTC em conjunto com a Associação de Amigos do Museu Thiago de Castro e colaboradores. A autoria da maior parte das imagens é desconhecida. O conjunto expositivo é composto por nove temáticas, seguindo as categorias do acervo fotográfico: Vistas Parciais, Antigas Fazendas, Ruas e Praças, Religião, Ensino, Medicina, Sociedades Recreativas, Música e Piquenique.

Carla diz que a temática de Vistas Parciais apresenta vários momentos da configuração urbana da cidade e é um convite a passear pelas ruas de Lages dos séculos XVIII, XIX e XX. Na exposição é possível visitar as praças, perceber o traçado das ruas, as cores, imaginar os sons. “São aspectos da memória urbana da cidade que se delineiam em espaços de sociabilidades e conflitos”, explica.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 28°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa