Exercer uma liderança assertiva é primordial no meio corporativo


Categoria Educação
Publicado em 28/03/2016




O Instituto Great Place to Work (GPTW), um dos mais respeitados órgãos de pesquisa do mundo, divulgou em 2015 as 135 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo os próprios funcionários. Além de elencar as empresas que se destacam, a análise trouxe à tona um outro dado bastante interessante para as corporações, o que o trabalhador leva em conta para se sentir satisfeito no trabalho.

Em primeiro lugar está a oportunidade de se desenvolver, estudar e aperfeiçoar aptidões. Depois, o alinhamento de valores entre empresa-empregado. Outro ponto levado em consideração é a qualidade de vida, o tempo dedicado ao trabalho e a vida pessoal. E, por último, o salário.

Esta constatação faz com que aja a necessidade de um ambiente de trabalho melhor preparado para a geração do conhecimento que é inovadora e questionadora, afirmou a consultora em Educação Coorporativa, Tuly Abel Rocha do Serviço Social da Indústria (Sesi), Tuly Abel Rocha entidade ligada à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), durante o encerramento do Programa Desenvolvimento de Lideranças, que ocorreu na própria entidade, na quarta-feira (23).

Buscando ampliar o olhar dos trabalhadores que exercem cargos de lideranças dentro das empresas de Lages e região o PDL foi desenvolvido em quatro módulos de 8 horas cada. Participaram 32 trabalhadores de sete indústrias. "O nosso ponto de partida foi o autoconhecimento. Buscamos estimular o participante para uma visão integral que inicia com o indivíduo e se amplia para o coletivo".

No curso é desenvolvido o autoconhecimento, ou seja, os participantes percebem o seu próprio estilo de liderança. Depois é hora de olhar para fora, para o outro, e identificar a melhor forma de se comunicar com cada pessoa. É preciso trabalhar ainda, a liderança responsável, quando é aplicada não a liderança chamada ideal, mas sim a que a empresa precisa. E, por último, os participantes desenvolvem um plano de ação prevendo um comportamento de mudança prática dentro das empresas.

A administradora Danieli Moreira é responsável pelo departamento pessoal de uma madeireira em Lages. A empresa possui mais de 100 funcionários entre matriz e filiais. A tarefa de comunicar de maneira assertiva com os trabalhadores não é nada fácil. Com o treinamento ela conseguiu desenvolver seu autoconhecimento e também aprendeu que é necessário conhecer melhor as pessoas e respeitar a sua individualidade. "Estou colocando em prática tudo que vimos aqui desde novembro e já senti que melhorei, que está mais fácil, por exemplo, me fazer ser entendida pelos colaboradores", explica.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa