Rezas cantadas são gravadas em evento aberto ao público na FCL


Categoria Cultura
Publicado em 12/04/2016




O grupo Ilu Axé Odara fará uma mostra da musicalidade da religião de matriz africana em evento aberto ao público, nesta quarta-feira (13), a partir das 20h, na Fundação Cultural de Lages (FCL). A apresentação será gravada e irá compor uma coletânea de filmes que retratam a cena musical de Lages neste ano em que a cidade comemora 250 anos de fundação.

A Casa Ile Axé Afro Águas de T Oxum, a maior da Serra catarinense em número de seguidores, é responsável pela apresentação com toque de tambor para cantar a umbanda, quimbanda e nação africana nesta quarta-feira. Outras três casas lideradas pelo babalorixá Edson T Oxum compõem o grupo.

O líder espiritual Edson Pedro Vitor diz que o evento é oportunidade de divulgar as práticas destes três segmentos de origem africana. “Estamos dando um passo enorme na apresentação da nossa religião para a comunidade. Ainda há um grande preconceito em relação a ela, mas atividades como essa contribuem para ampliação do conhecimento”, assegura.



Ocupação do espaço público

Esta será a segunda atividade no prédio da FCL. No dia 23 de março, Juliano Malinverni estreou a série de eventos que se estende até o fim do ano no auditório, saguão e pátio da Fundação Cultural e está sendo registrada pela equipe do Canal Maré. O superintendente da FCL, Mauricio Neves de Jesus, reforça que a ideia é documentar artistas e compositores locais ativos e trabalhos consistentes numa fotografia do ambiente musical, especialmente neste ano em que se celebra o aniversário de 250 anos da cidade. “Queremos dar outra dimensão para o prédio. Tudo aqui é história e deve ser ocupado com cultura”, afirma.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa