Cerest conscientiza a comunidade sobre acidentes de trabalho


Categoria Educação
Publicado em 25/04/2016




Lages tem registrado nos últimos anos um número bastante significativo de casos de acidentes de trabalho. Para combater o índice, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Lages e cidades que englobam a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) fará uma série de atividades na próxima semana, através da campanha Abril Verde.

Serão quatro dias, começando na segunda-feira (25). O encerramento acontecerá na quinta-feira (28), Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. A programação será desenvolvida na praçaTúlio Fiuza de Carvalho, no Centro. A equipe do Cerest desenvolverá ações educativas como forma de conscientizar sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores. “Vamos atuar nas escolas municipais e estaduais, com os acadêmicos da área da saúde e nas empresas, divulgando aindaos serviços que oferecemos”, diz o gerente Ednilson Machado.

Em2015 foram registrados mais de 900 casos de acidentes de trabalho no município e, desse número, apenas 300 foram atendidos pelo Cerest. “É importante a população saber que o município dispõe de um órgão específico para tratar de acidentes de trabalho e que oferecemos métodos para ajudar na recuperação da vítima com profissionais de fisioterapia, psicologia, assistência social e medicina do trabalho. Também focamos na prevenção, por meio de palestras nas empresas”, destaca.

As atividades em saúde do trabalhador não ficam restritas à semana de conscientização. O Cerestse mantém àdisposição da comunidade serrana para desenvolver atividades de prevenção, promoção, proteção, assistência e reabilitação dos trabalhadores, independente do ramo de atuação. O Cerest mantém parceria com o Ministério do Trabalho, através da constante fiscalização quanto às denuncias de acidentes. “Nesse processo, fiscalizamos as ações da empresa investigada pelo Ministério do Trabalho e repassamos o laudo para que os profissionais deemprosseguimento à investigação”, explica.



Programaçãoda semana:



25/04- segunda-feira

10h – Escola Suzana Albino França, bairro Jardim Panorâmico;

15h15min – Escola Saul de Athayde, bairro Ferrovia;

18h40min – Cedup Renato Ramos da Silva, bairro Universitário.



26/04-terça-feira

9h30min– Escola Eduardo Pedro Amaral, bairro São Francisco;

15h10min– Escola Osni Medeiros Regis, bairro Tributo;

19h – Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).



27/04 – quarta-feira

8h30min–Uniplac, estagiários da clínica escola do curso de fisioterapia;

15h25min – Escola Lupércio de Oliveira Koeche, bairro Várzea.



28/04– quinta-feira

8h – Encerramento da semana com atividade educativa na praçaTúlio Fiuza de Carvalho.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa