Saúde ultrapassa meta de vacinação em Lages


Categoria Saúde
Publicado em 18/05/2016




A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza termina nesta sexta-feira (20).EmLages, a meta, que era imunizar 80% de um total de 54.311 pessoas, foi ultrapassada echega a 85% das pessoas que se encaixam nos grupos de risco.A dose da vacina é trivalente e protege contra três doenças que o vírus transmite: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. Como neste ano houve registros de que o vírus tenha chegado mais cedo e ocasionado a morte de um número expressivo de pessoas em Santa Cataria, a campanha começou antecipadamente, no dia 25 de abril.

Em Lages, a mobilização foi grande desde o primeiro dia de campanha. “O movimento está bem intenso na Vigilância Epidemiológica e nas demais salas de vacinas. Estamos satisfeitos com a procura dos idosos, que são nosso principal foco.Nesteano já ultrapassamos a nossa meta com eles, estando em 90% desse público”, conta a diretoria de Vigilância em Saúde de Lages, Márcia Spindola.

Até agora, mais de 35 mil pessoas foram vacinadas, porém, é preciso atenção especial para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e gestantes. Nestes dois grupos a meta ainda não foi atingida, havendo pouco mais de 70% de cobertura para as crianças e 52,63% para as gestantes. “Acreditamos que não vieram se vacinar na rede pública e tenham procurado a rede privada. Estaremos atendendo até às 19h de sexta-feira, ou seja, ainda há tempo”, ressalta.

Para os trabalhadores de saúde, mais de 100% da área de cobertura foi alcançada. Nas puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) a cobertura chegou a 84,51%. Além dos grupos prioritários, até agora foram imunizadas mais de 16 mil pessoas que se encaixam nos grupos de risco, ou seja, pessoas com comorbidades crônicas como doenças respiratórias, cardíacas, renal, hepática, neurológica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias (presença de três cromossomos- não dois, como seria normal- de um tipo específico num organismo).



Horários de atendimento

Durante a campanha, o horário de atendimento na Central será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 19h. Além disso, uma sala extra foi instalada na Policlínica Municipal e outra no Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm). O horário da Policlínica também foi ampliado, funcionando das 8h às 12h e das 13h às 18h no período da campanha. Durante a semana, nas 23 salas de vacina das UBSs, o horário continua o mesmo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos casos das UBSs que não possuem sala de vacina (bairros Universitário, Vila Nova, Caça e Tiro e Conta Dinheiro - UBS São José), o cidadão deve procurar pela mais próxima e evitar aglomeração na Central.“Queremos ressaltar nosso compromisso de vacinar todos os que têm direito a dose”, afirma Marcia.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa